terça-feira, 30 de outubro de 2012

PERFIL DO GRUPO BASEADO NOS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO




PERFIL DO GRUPO DOCENTE BASEADO NOS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO


O grupo docente do PAC Nossa Senhora de Fátima é  formado por 4 professoras PEB I das quais uma possui dois cargos na rede e 3 auxiliares de desenvolvimento Infantil.

A escola iníciou as atividades escolares no segundo semestre, por esse motivo nosso grupo foi formado recentemente, por tanto ninguem do grupo tinha trabalhado junto anteiormente, o grupo docente atende 1 sala de mini maternal integral e duas salas de maternal parcial sendo uma no período da manha e outro no da tarde. Todos os docentes PEB I possuem graduação em pedagogia e uma Pós-Graduação. Com relação as ADIs uma possui graduação em pedagogia, a segunda esta cursando e a terceira possui ensino médio completo. 

O corpo docente, acredita na importancia da aqusição de novos conhecimentos e da atualização tecnica e pedagógica, por isso estão em continua formação e também se mostrando participativos e dinâmicos nos HTPCs, buscando sempre conhecer e se aprofundar sobre as temáticas em torno da educação basica.

Dentro das pesquisas realizadas para conhecer melhor o grupo, foi feita uma atividade que teve como objetivo conhecer o estilo de comunicação que caracteriza cada profissional, sendo assim foi observado que 5 docentes são do estilo pessoas, uma de estilo ação, e uma do estilo processo.

Assim constatamos que a maioria do nosso grupo é do estilo pessoas, caracterizados por mostrar os benefícios humanos, promover a chance de conhecer o outro, averiguar seus sentimentos, mostrar e manter o entusiasmo e valorizando todas as pessoas da unidade.

Dessa forma percebe-se que é  necessário trabalhar com a equipe elementos e caracteristicas dos outros estilos que se fazem necessários para uma ação mais produtiva dentro do ambito educacional, entendendo que planejar e sabe fazer, também são elementos fundamentais para qualificar a ação educativa dentro da unidade escolar, proporcionando assim a formação de profissionais comprometidos e concentrados neste mundo globalizado e em constante mudança e consequentemente refletindo diariamente no favorecimento de uma visão mais ampla e contextualizada para a construção de individuos, alunos e futuros cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário