terça-feira, 30 de outubro de 2012

RELATO DE PLANO DE AÇÃO



RELATO DE PLANO DE AÇÃO PARA ATENDER OS DESAFIOS DO COORDENADOR

Atendendo aos desafios do coordenador pedagógico na escola foi realizado um plano de ação partindo do principio de uma educação democrática de respeito e de com o objetivo de propiciar uma ação educativa voltada às necessidades atuais, refletindo sobre o campo de atuação do coordenador da função e do fazer pedagógico dentro da escola, no sentido de ampliar o espaço de mediação deste profissional, procurando assim com muito carinho e dedicação a melhoria na qualidade do ensino.
Entre um dos desafios que encontramos temos a conquista da identidade profissional do coordenador que deve estar basicamente voltada a articular, formar e transformar processo educativo auxiliando e buscando meios, ações e propostas que visem atingir bons resultados na formação dos docentes e na aprendizagem dos estudantes.
Procuro atuar sempre como parceira do professor para transformar a escola em um espaço de aprendizagem tendo como proposta principal a formação permanente dos profissionais que atuam na sala de aula, considerando esta questão essencial para vencer os desafios que se apresentam no âmbito escolar provocando a própria reflexão sobre a prática minha e dos da equipe resultando em intervenções pontuais e adequadas a prática pedagógica e interagindo com a comunidade escolar para alcançar bons resultados na aprendizagem, tornando o ambiente escolar propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico de respeito com todos.
Dessa forma me considero agente responsável pela formação continuada na escola que tem como fim favorecer o trabalho docente sensibilizando minhas próprias ações e as da equipe de acordo com o bem comum do coletivo.
Conforme as atribuições do coordenador pedagógico apontadas por Piletti, (1998, p.125), procuro me organizar para acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação; fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional; promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo; estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.
No entanto, entendo também que algumas questões no cotidiano escolar dificultam estas ações, por isso, para atender os desafios do coordenador pedagógico é preciso ter consciência das suas atribuições e principais funções, como articulador, formador e transformador, para tanto ele precisa contar com a colaboração da equipe de gestão da escola e de todos nela inseridos, procurando uma ação compartilhada de todos os segmentos da unidade.
Acredito também dentro da minha prática as reuniões de orientações técnicas, as vivências culturais e o curso de formação continuada para coordenadores contribuíram muito com a construção da minha identidade profissional oferecendo elementos e recursos teóricos e práticos que hoje norteiam o meu trabalho de coordenadora na escola na qual atuo.
Entretanto para que seja possível cumprir adequadamente com as minhas funções e procurar vencer adequadamente cada desafio, considero importante ressaltar que a reflexão sobre a prática, não só minha, mas também, dos profissionais que fazem parte da equipe docente favorecem a qualificação do meu trabalho a cada dia.
Dentro das diferentes concepções de ensino aprendizagem com as quais nos deparamos no âmbito escolar e a partir das observações e intervenções foi possível constatar que, uma das principais funções do coordenador pedagógico e a formação continuada dos profissionais da equipe docente da escola. Sendo assim é importante identificar as necessidades de cada professor dentro de sua prática e auxilia-lo de forma adequada para propiciar a mudança, procurando favorecer a qualidade do ensino, contribuindo para a formação de um cidadão completo e integro, em todos os aspectos sociais afetivos e cognitivos.
Entendo também como importantes as relações com as famílias dos nossos alunos acreditando na parceria do trabalho para que a escola consiga formar cidadãos com competências e habilidades para transformar a sociedade em que vivem cidadãos de valores atitudes e respeito.
Dentro dessa proposta o plano do coordenador foi pensando para contribuir no sucesso da escola e a garantir uma das funções principais que é a formação continuada dos professores, promovendo um trabalho coletivo, auxiliando de maneira individual cada profissional quando necessário, estimulando o desenvolvimento de atividades lúdicas, fundamentando cada ação dentro da prática e cada orientação, propiciando também a integração entre os professores, incentivando-os, estimulando-os e encorajando-os a serem promotores de um desenvolvimento saudável para o aluno em todas as dimensões em todas as dimensões desde o nível físico, afetivo, moral e cognitivo, de uma forma integrada e espontânea.
Nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo procuro fomentar uma prática que provoque nos professores a reflexão sobre a função social das atividades que realizam e a importância da resignificação dos conteúdos, garantindo aprendizagens significativas com a utilização de diversos recursos e estratégias.
Também procuro promover nos professores o pensamento de que é importante sempre estimular o pensamento e a criatividade dos nossos alunos e que isso facilita a interação dos discentes capacitando-os para serem capazes de mudar e transformar.
Estou sempre atenta na formação continuada da equipe docente, articulando essa formação com os projetos pedagógicos da escola, mostrando em todos os momentos diferentes caminhos e soluções para cada prática e/ou ação e para cada desafio dentro da nossa unidade.
Acredito também na importância de organizar o planejamento de estudos das práticas formativas, a produção de registros e a reuniões com os professores e alunos.
Pensando nisso considero o diálogo sadio com os professores uma das ações fundamentais para favorecer a prática do cotidiano do professor entendendo que a partir do momento que o coordenador em um articulador do Projeto Político Pedagógico da unidade, ele também é coresponsável pela sala de aula, pelo trabalho realizado pelo professor e pelos resultados dos alunos.
Dentro das ações para atender os desafios encontramos também como necessárias propiciar relações de confiança com o grupo de professores, promover e coordenar o processo de qualificação do professor, incentivar a pesquisa e o estudo com o intuito de favorecer a aprendizagem dos alunos.
Como coordenadora procuro me colocar como parceira, observar e acompanhar o trabalho docente, orientar o professor mediante análise de seus planos de ensino e da sua prática, para poder fazer as intervenções adequadas e o planejamento da formação.
Sendo assim para que seja possível atender os desafios que se apresentam posso considerar como importante e fundamental dentro da unidade escolar na qual atuo a colaboração de todos os envolvidos no processo educativo, unindo esforços para contribuir na construção de uma educação de qualidade, vencendo cada desafio, superando nossos limites e criando novas possibilidades através da ação compartilhada, do dialogo sincero e da reflexão.

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