TRABALHO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Os saberes necessários ao coordenador pedagógico: reflexões, desafios e
perspectivas.
OLHAR INVESTIGATIVO DO
TRABALHO NA ÁREA DA MATEMÁTICA
Este texto apresenta o resultado do trabalho investigativo realizado com
relação à matemática na educação infantil com uma turma de Mini-Maternal, que
teve como proposta a utilização de uma sequência didática para trabalhar os
conteúdos de números e operações com os alunos.
Sendo assim apresentamos aqui as reflexões feitas no desenvolvimento da
atividade investigativa que foi realizada partindo do conhecimento dos alunos e
focando o desenvolvimento de diversas habilidades na área da matemática como a
da identificação e registro dos números nos diversos contextos sociais.
O trabalho com a turma
foi realizado partindo da caracterização da faixa etária e das habilidades que
podem ser desenvolvidas pelos alunos com base nos blocos de conteúdos na área
da matemática.
Após o planejamento
da atividade que seria realizada partimos para o desenvolvimento do trabalho
investigativo que foi realizado identificando três momentos importantes para
analise e resultado.
Num primeiro momento
é dado início a atividade onde o professor faz a explicação da proposta será realizada
para a turma, onde foi percebido que o professor se mostrou seguro e confiante
passando com clareza a comanda para a realização da atividade.
Também percebemos uma
boa interação dos envolvidos na atividade e a realização de agrupamentos que
favoreceu o desenvolvimento dos alunos em todos os momentos.
No que se refere à
função social da atividade realizada foi possível perceber essa preocupação no
momento do planejamento e desenvolvimento da proposta, trabalhando um tema
importante e que faz parte do cotidiano dos alunos, tendo a preocupação de
proporcionar aos alunos desafios adequados, ou seja, aqueles possíveis de serem
realizados, realizando intervenções pontuais.
O diagnostico e
realizado partindo das discussões dos resultados em que os alunos relatam aos
colegas, professores ou coordenador o trabalho realizado e o que eles
aprenderam.
A partir disso contatamos
que a turma se mostrou interessada e com um desenvolvimento satisfatório no que
se refere à atividade proposta. Eles apresentaram um rendimento favorável apresentando
boa interação e participação tanto na parte oral quanto no registro das ideias
e no realizado na sequência desde as ações iniciais.
Dessa forma
percebemos que diversas vantagens foram comprovadas, reafirmando o trabalho
investigativo como um processo privilegiado na construção do conhecimento em
todas as áreas, analisando e constatando as potencialidades dos alunos tornando
este tipo de atividade muito produtiva para a formação de professores e
coordenadores, que serão incentivados a refletirem sobre sua prática analisando
suas ações dentro do processo de ensino aprendizagem dos alunos dentro da unidade
escolar da qual fazem parte.
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