PERFIL
DO GRUPO DOCENTE BASEADO NOS SABERES DE PAULO FREIRE
Coordenadora
Pedagógica: Erika Natália Chinén Chú
Tendo em
vista a construção de uma educação de qualidade percebe-se que o modo como
constituídas as relações entre coordenador, aluno, professor, família e
comunidade são fundamentais para a formação do ser humano, pois nelas estão
constituídos, valores hábitos e saberes que, por sua vez, influenciam no jeito
de agir, pensar e sentir do aluno.
Por isso
a importância de todos os profissionais que atuam na escola ficarem atentos à
qualidade das relações que se estabelecem no espaço escolar, para que dessa
forma seja possível favorecer o processo de ensino-aprendizagem que possibilite
a construção de uma educação cada vez mais justa e mais humana.
A nossa
equipe docente é composta por professores e auxiliares de desenvolvimento
infantil dentro das quais temos profissionais com graduação pedagogia, ensino
médio completo e alguns cursando alguma especialização na área educacional,
eles também já realizaram cursos de curta duração, palestras e oficinas e
procuram estar em continua formação, para aprimorar o trabalho pedagógico
dentro do processo de ensino aprendizagem dos alunos.
O corpo
docente acredita que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades
para sua própria produção ou a sua construção, percebendo que ensinar exige
respeitar os saberes dos educandos, onde deve ser considerado o acervo de
conhecimentos que o aluno traz sua cultura e sua individualidade. Se, se
respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se
alheio à formação moral do educando. Educar é formar.
Os
profissionais procuram estar em constante atualização e buscam sintonizar-se com
as ferramentas da modernidade, sejam elas tecnológicas ou de interação com o
intuito de acompanhar as mudanças da sociedade contemporânea, pois ensinar
exige a consciência do inacabamento, compreendendo que onde existe vida existe
um movimento permanente, que evolui criativo e transformador.
Acreditamos muito neste novo grupo de
profissionais, participativos, dinâmicos e criativos, que tem espírito de
trabalho em equipe e que acreditam que ensinar exige pesquisa, porque
incentivando a pesquisa será possível encontrar soluções aos questionamentos podem
ser levantados no decorrer do processo educativo.
De acordo
com Paulo Freire, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor
tem que ser pesquisador. Faz parte da natureza da prática docente a indagação,
a busca, a pesquisa. É preciso pesquisar para conhecer o que ainda não se
conhece e comunicar ou anunciar novidades.
Ensinar
exige curiosidade e essa curiosidade leva a uma relação dialógica entre alunos
e professores, ou seja, aberta curiosa e indagadora que propicia a interação
enquanto fala ou enquanto escuta, respeitando sempre os limites e as
possibilidades de cada um.
Freire
afirma que não há distância entre a ingenuidade e criticidade: ao ser curioso,
há crítica. O professor, assim como o aluno é movido pela curiosidade. Para o
autor, o pensar certo, do ponto de vista do professor, implica no respeito ao
censo comum existente no educando, durante o processo de sua necessária
superação. O respeito e o estímulo à capacidade criadora do educando
contribuirão para que ele possa sair da consciência ingênua e passe a ter uma
consciência crítica.
A equipe
de profissionais tem um perfil diversificado que por sua vez, contribui na
construção de saberes com o propósito de refletir sobre a prática no âmbito
escolar, pois ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, dessa forma, a
prática docente crítica envolve um movimento dinâmico e dialético entre o fazer
e o pensar sobre o fazer, isto quer dizer que pensando criticamente estaremos
revendo o fazer de ontem e de hoje para melhorar a próxima prática.
Dentro do
horário de trabalho pedagógico coletivo a equipe docente percebe a importância
desses encontros e se mostra participativa e dinâmica, compreendendo esses
espaços essenciais para a formação continuada dos professores em que todos que
dela fazem parte aprendem a participar, de forma democrática e compartilhada favorecendo
o processo de desenvolvimento humano.
A
formação continuada contribui para as mudanças que se fazem necessárias para a
melhoria da ação pedagógica da escola e, consequentemente, da educação.
Nesse
sentido o grupo acredita que ensinar exige a convicção de que a mudança é
possível, e que todos somos capazes de agir para transformar, mas é preciso ter
o propósito de ensinar e aprender para produzir saberes e ampliar as
possibilidades de um projeto educativo cada vez mais eficiente. Mudar é
difícil, mas é possível.
A
equipe docente colocou como dúvidas as questões relacionadas ao planejamento,
organização do trabalho e avaliação, mas consideram que é preciso conhecer a
realidade dos educandos e respeitar sua autonomia é fundamental para alinhar os
conteúdos a prática do cotidiano em sala de aula.
Segundo
Freire o professor precisa se mover com clareza dentro de sua prática, conhecer
as diversas dimensões que caracterizam essa prática tornando mais seguro o seu
próprio desempenho.
Sendo
assim, o professor precisa acreditar na sua capacidade de atuar na melhoria do
processo educacional, com base constitutiva na aprendizagem favorecendo a
formação de um sujeito consciente e crítico capaz de contribuir com a
construção da história de seu entorno, desenvolvendo a capacidade de agir e
progredir, alcançando um novo saber.
Dessa
forma o professor estará criando condições para que o aluno seja capaz de fazer
análise, de pensar e de refletir criticamente, criando condições para que ele
possa ter a capacidade de fazer escolhas conscientes sobre o que quer e o que
espera conquistar na vida.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. A
pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo. Loyola, 2001.
_______. Organização
e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004
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