RELATÓRIO
DE ACOMPANHAMENTO
A partir da proposta de
trabalho de acompanhamento do professor para atender e promover o
desenvolvimento de um aluno com necessidades especiais realizamos o
acompanhamento do caso de uma aluna que recebemos em nossa unidade no segundo
semestre de 2012.
Esta aluna é uma criança que apresenta
transtorno global do desenvolvimento por alteração cromossômica, caracterizado
por atraso nas aquisições motoras, de linguagem e de aprendizagem.
A aluna tem motricidade
presente nos membros superiores e inferiores, sem alterações
musculoesqueléticas, porém com déficit funcional global. É dependente de
terceiros nas atividades diária e na locomoção.
Dentro das principais
dificuldades encontradas para sua inclusão encontram-se a necessidade de amparo
nas horas de mudar de ambiente, subir e descer escadas, pois ela ainda não
consegue andar sozinha, embora apresente firmeza nas suas pernas e consiga se
movimentar apoiando-se em algo.
Em relação a atraso na
linguagem percebemos que ela não consegue pronunciar palavras ou frase
concretas, apenas balbucia e gesticula o que gera certa dificuldade na sua
interação com os colegas.
Ela realiza acompanhamento
médico e terapêutico de estimulação com profissionais e terapeutas especializados
que contribuem para o progresso da aluna tanto em casa como na escola.
Na nossa escola não temos
professora de AEE, mas mesmos assim estamos nos adequando para dar as melhores
condições de desenvolvimento a nossa aluna, estimulando sua motricidade e seu
desenvolvimento global, o que propiciou melhoras significativas na sua
inclusão.
Consequentemente estamos
realizando em parceria com a equipe docente algumas adequações para o
desenvolvimento da aluna no que diz respeito a superar as dificuldades encontradas
num primeiro momento, assim sendo estamos estimulando a sua firmeza, segurança
e motricidade na hora de se locomover de um ambiente para outro, não a
segurando no colo e sim em suas mãos para que ela perceba a firmeza nas suas
pernas e também por conta das escadas existentes no prédio da escola.
Estamos estimulamos muito
a linguagem oral e a socialização através do trabalho com musica, histórias,
brincadeiras de roda, jogos, atividades diversificadas, promovendo a
participação dela em todos os momentos.
Para tanto, foram realizadas orientações às
professoras e ADIs da turma para estimular a aluna dentro da rotina e no relacionado a motricidade, o desenvolvimento
da linguagem e a socialização, procurando atender adequadamente as
necessidades encontradas adequando
também as atividades e as propostas pedagógicas do grupo.
A partir de tudo o que foi
trabalhado até o momento, constatamos que, a aluna já consegue se levantar e
está quase andando sozinha, tem completo entendimento de todos os comandos e
rotina da sala, responde a todas as perguntas com gestos espontâneos, participa
de todos os momentos da rotina e atividades realizadas pelo grupo, o que
favorece significativamente a sua interação e socialização.
Através deste plano de trabalho, percebemos
que estamos trabalhando em conjunto com toda a equipe da unidade escolar
entendendo que a inclusão da aluna não depende só de uma ou duas pessoas e sim
da colaboração de todos os envolvidos no processo,
Assim sendo consideramos
como um dos elementos fundamentais da educação inclusiva favorecer mudanças nas
práticas escolares, que vão desde o projeto político pedagógico, o currículo, a
metodologia de ensino, a avaliação, até a mudança de procedimentos e ações que
favoreçam práticas heterogêneas e a diversidade.
É Importante também é o
trabalho que pode ser realizado fora do espaço escolar ao conscientizar às
famílias das capacidades e necessidades do aluno incluído, ajudando a
fortalecer a confiança dos pais em relação ao desempenho e às possibilidades de
desenvolvimento do aluno especial.
Portanto
a equipe gestora esta
dando todo o apoio à equipe docente e a família no sentido de realizar um
trabalho conjunto para melhor aproveitamento.
Estamos sempre acompanhando o desenvolvimento
da aluna na realização das atividades e na rotina e conversando continuamente
com os profissionais da sala auxiliando-os utilizando o horário do 1/3 para
socializar algumas das propostas na prática dentro do trabalho pedagógico e do
dia a dia na escola.
Hoje estamos muito
contentes ao ver os avanços conquistados, não só pela aluna, mas também pelo
grupo todo, pois a equipe esta percebendo e se apropriando do processo de um trabalho
inclusivo incentivando e estimulando a aluna em todos os momentos da rotina
escolar e assim conseguindo resultados significativos também com os coleguinhas
que no início não entendiam algumas diferenças apresentadas pela aluna e por
esse motivo não se aproximavam com facilidade, mas que hoje, mantem um bom
convívio, criaram vínculos afetivos se mostram atentos, prestativos e carinhosos.
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