terça-feira, 30 de outubro de 2012

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO




RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO


A partir da proposta de trabalho de acompanhamento do professor para atender e promover o desenvolvimento de um aluno com necessidades especiais realizamos o acompanhamento do caso de uma aluna que recebemos em nossa unidade no segundo semestre de 2012.

 Esta aluna é uma criança que apresenta transtorno global do desenvolvimento por alteração cromossômica, caracterizado por atraso nas aquisições motoras, de linguagem e de aprendizagem.

A aluna tem motricidade presente nos membros superiores e inferiores, sem alterações musculoesqueléticas, porém com déficit funcional global. É dependente de terceiros nas atividades diária e na locomoção.

Dentro das principais dificuldades encontradas para sua inclusão encontram-se a necessidade de amparo nas horas de mudar de ambiente, subir e descer escadas, pois ela ainda não consegue andar sozinha, embora apresente firmeza nas suas pernas e consiga se movimentar apoiando-se em algo.

Em relação a atraso na linguagem percebemos que ela não consegue pronunciar palavras ou frase concretas, apenas balbucia e gesticula o que gera certa dificuldade na sua interação com os colegas.

Ela realiza acompanhamento médico e terapêutico de estimulação com profissionais e terapeutas especializados que contribuem para o progresso da aluna tanto em casa como na escola.

Na nossa escola não temos professora de AEE, mas mesmos assim estamos nos adequando para dar as melhores condições de desenvolvimento a nossa aluna, estimulando sua motricidade e seu desenvolvimento global, o que propiciou melhoras significativas na sua inclusão.

Consequentemente estamos realizando em parceria com a equipe docente algumas adequações para o desenvolvimento da aluna no que diz respeito a superar as dificuldades encontradas num primeiro momento, assim sendo estamos estimulando a sua firmeza, segurança e motricidade na hora de se locomover de um ambiente para outro, não a segurando no colo e sim em suas mãos para que ela perceba a firmeza nas suas pernas e também por conta das escadas existentes no prédio da escola.

Estamos estimulamos muito a linguagem oral e a socialização através do trabalho com musica, histórias, brincadeiras de roda, jogos, atividades diversificadas, promovendo a participação dela em todos os momentos.

Para tanto, foram realizadas orientações às professoras e ADIs da turma para estimular a aluna dentro da rotina e no  relacionado a motricidade, o desenvolvimento da linguagem e a socialização, procurando atender adequadamente as necessidades  encontradas adequando também as atividades e as propostas pedagógicas do grupo.

A partir de tudo o que foi trabalhado até o momento, constatamos que, a aluna já consegue se levantar e está quase andando sozinha, tem completo entendimento de todos os comandos e rotina da sala, responde a todas as perguntas com gestos espontâneos, participa de todos os momentos da rotina e atividades realizadas pelo grupo, o que favorece significativamente a sua interação e socialização.

Através deste plano de trabalho, percebemos que estamos trabalhando em conjunto com toda a equipe da unidade escolar entendendo que a inclusão da aluna não depende só de uma ou duas pessoas e sim da colaboração de todos os envolvidos no processo,

Assim sendo consideramos como um dos elementos fundamentais da educação inclusiva favorecer mudanças nas práticas escolares, que vão desde o projeto político pedagógico, o currículo, a metodologia de ensino, a avaliação, até a mudança de procedimentos e ações que favoreçam práticas heterogêneas e a diversidade.

É Importante também é o trabalho que pode ser realizado fora do espaço escolar ao conscientizar às famílias das capacidades e necessidades do aluno incluído, ajudando a fortalecer a confiança dos pais em relação ao desempenho e às possibilidades de desenvolvimento do aluno especial.

Portanto a equipe gestora esta dando todo o apoio à equipe docente e a família no sentido de realizar um trabalho conjunto para melhor aproveitamento.

 Estamos sempre acompanhando o desenvolvimento da aluna na realização das atividades e na rotina e conversando continuamente com os profissionais da sala auxiliando-os utilizando o horário do 1/3 para socializar algumas das propostas na prática dentro do trabalho pedagógico e do dia a dia na escola.

Hoje estamos muito contentes ao ver os avanços conquistados, não só pela aluna, mas também pelo grupo todo, pois a equipe esta percebendo e se apropriando do processo de um trabalho inclusivo incentivando e estimulando a aluna em todos os momentos da rotina escolar e assim conseguindo resultados significativos também com os coleguinhas que no início não entendiam algumas diferenças apresentadas pela aluna e por esse motivo não se aproximavam com facilidade, mas que hoje, mantem um bom convívio, criaram vínculos afetivos se mostram atentos, prestativos e carinhosos.


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